Departamento de Biologia da UA debate futuro da floresta.

2017-10-24 08:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O projeto FOREST-IN, coordenado pelo Departamento de Biologia (DBio) da Universidade de Aveiro (UA), organiza o evento internacional "Da teoria à prática, mãos à obra para uma gestão florestal sustentável".

Os trabalhos arrancam esta terça e prolongam-se até final da semana numa ação dirigida a pequenos proprietários e produtores florestais. O programa inclui um conjunto de visitas técnicas a diversos locais da região centro para demonstração de boas práticas de gestão florestal.

O projeto FOREST-IN tem duração de três anos. Inclui componente prática e de transferência de conhecimento, workshops e visitas técnicas internacionais, tutoriais e recursos informáticos interativos de apoio à decisão na gestão da floresta, numa estratégia concertada de envolvimento da comunidade deste setor, tendo em conta o que são as aspirações e exigências da sociedade para os espaços florestais.

Na senda dos trágicos acontecimentos deste ano, o FOREST-IN inclui um conjunto de visitas técnicas a diversos locais da região centro.

Estas pretendem demonstrar, no local e em interação com técnicos e dirigentes, boas práticas de gestão florestal pautadas por elevados níveis de exigência e rigor sob o ponto de vista da sua sustentabilidade económica, ambiental e social.

O evento culmina com o BioFORUM 2017 (http://www.forest-in.eu/event/bioforum), a 27 de outubro, no Centro Cultural da Branca, Albergaria-a-Velha, onde se abordarão formas alternativas de gerir os espaços e recursos florestais.  

Este fórum, num contexto de abertura do FOREST-IN à sociedade, conta com a co-organização da Associação BioLiving, da Associação Auranca e do Município de Albergaria-a-Velha. FOREST-IN é cofinanciado pelo programa Erasmus +, o principal mecanismo financeiro da Comissão Europeia para a educação.

Unimadeiras (Portugal), Fundação Cesefor (Espanha), PEFCTM Espanha, FSC® Internacional (Alemanha), Associação Florestal da Galiza (Espanha) e Floresta Modelo de Provence (França) são parceiros no projeto FORES-IN.