Debate sobre transportes e tecnologias de informação hoje em Aveiro.

2017-11-15 17:26

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O grupo de 'Stakholders' da Região Centro, que reuniu esta manhã em Aveiro, no contexto do Consórcio Europeu 'Interreg Europe Cismob', dedicado ao debate da 'Informação e Mobilidade Sustentável' reconhece que "há avanços em áreas relacionadas com a tecnologia e inovação mas muito a fazer na área da segurança". A promoção das novas tecnologias de informação e comunicação nos sistemas de transporte público, é uma das 'faces' deste projeto que conta com a UA e a Câmara de Águeda entre os parceiros europeus. Jorge Bandeira, Coordenador científico do Projeto CISMOB, defende que os prazos "são apertados", para apresentar resultados até Março mas acredita que tal será possível. (com áudio)

"Existem áreas em que estamos no pelotão da frente, por exemplo ao nível das emissões por veiculo mas, o problema é o uso do transporte individual, que é o maior em todas as regiões do consórcio. A nível da segurança já estamos pior, enfim, não estamos à frente em tudo mas também não estamos na 'cauda'", referiu à Terra Nova, Jorge Bandeira.

Salienta-se que a melhoria dos instrumentos políticos é o objetivo central dos projetos de cooperação inter-regional.

Visa promover o incremento da sustentabilidade no setor dos transportes com recurso a novas tecnologias da comunicação e sistemas inteligentes de transporte, através do reforço desta área na prioridade de investimento do 'CENTRO 2020'.

O investigador revela que "há cooperação e envolvimento político e uma aposta na mobilidade ciclável".