D. António Moiteiro preside às celebrações em honra de Santa Joana Princesa.

2015-05-11 22:28

Categoria: 

Concelho: 

Feriado Municipal em Aveiro no dia de homenagem à Padroeira. As celebrações arrancam às 9h15, na Igreja de Jesus, com D. António Moiteiro a presidir à investidura de quatro novos Irmãos tradicionais, ao compromisso de sete Aias e quatro Cavaleiros e de oito Irmãos de carreira. No final, realizar-se-á a romagem ao Túmulo de Santa Joana e a recitação de uma oração. Após a paramentação, celebra-se, na Sé, às 10 horas a Eucaristia.

Segue-se às 11h30 uma sessão solene comemorativa nos Paços do Concelho com entrega de condecorações honoríficas. A Câmara de Aveiro vai distinguir três cidadãos do município no Feriado Municipal. Entrega a medalha de mérito municipal em prata a Lauro Marques (dirigente da ADERAV e antigo administrador da Junta Autónoma do Porto de Aveiro) e a medalha de mérito municipal em cobre a José Costa (antigo vereador do PS na Câmara de Aveiro). A título póstumo é agraciado com a medalha de mérito em cobre Vítor Eusébio dos Santos Falcão (dirigente do Clube dos Galitos).

Às 16 horas, com saída da Catedral, realiza-se a Procissão de Santa. Retomando uma antiga iniciativa, o préstito abrirá com um binómio equestre da Guarda Nacional Republicana e, pela primeira vez, a Fanfarra do Exército, acompanhada pela força militar constituída pelo Pelotão aerotransportado do Batalhão de Infantaria 10, de São Jacinto.

A procissão constitui-se, como habitualmente, pelos elementos dos graus juvenis da Irmandade (este ao com 90 elementos), Irmãos e Irmãs (tradicionais e de carreira), pelos agrupamentos de Escuteiros, Irmãs Dominicanas, Irmandades e Associações de fiéis da cidade de Aveiro, representações da Paróquia de Santa Joana de Lisboa e de Salselas (que têm a irmã de D. João II como padroeira local) Sacerdotes e diáconos, Autoridades civis, judiciais e militares e representações cívicas, sendo pela primeira vez presidida por D. António Moiteiro.

Este ano o itinerário da procissão, acompanhando pelas Bandas de Eixo, Quinta do Picado e Amizade, compreende a saída da Sé, passando por Rua Batalhão de Caçadores Dez, Rua Nascimento Leitão, Rua de Coimbra, Praça Humberto Delgado, Rua Domingos Carrancho, Largo da Apresentação, Rua José Estêvão, Praça Humberto Delgado, Rua Batalhão de Caçadores Dez, Rua Nascimento Leitão, Rua Combatentes da Grande Guerra, Praça Marquês de Pombal, Rua do Loureiro, Avenida de Santa Joana, recolhendo na Igreja de Jesus.