Crise "arrastou" obra da Biblioteca de Vagos.

2015-12-21 11:13

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Biblioteca Municipal de Vagos foi uma empreitada difícil mas está concluída. A Câmara assumiu no final do processo que as dificuldades dos empreiteiros chegaram a colocar em risco o financiamento mas foi possível superar esses contratempos. Esta nova casa do conhecimento e da cultura do município vaguense teve um custo, no total, de 1.509.234,21€, sendo financiados em 85%, pelos fundos comunitários.

O projeto da biblioteca municipal foi apresentado a fundos comunitários do QREN em 2010 e a sua construção iniciou-se nos primeiros meses de 2011. Para além da construção da Biblioteca Municipal, foram igualmente comparticipados pelo fundos comunitários a aquisição de equipamento e software informático, o fundo documental e o respetivo mobiliário.

Este novo espaço cultural, que mantém a fachada original da antiga Escola Preparatória João Grave, é composto por uma sala polivalente/pequeno auditório, espaços dedicados à leitura de lazer ou de estudo, locais para visionamento de filmes ou audição de música e, ainda, pontos de acesso à internet. O fundo documental possui cerca de 20000 livros e 1100 em outros formatos, tais como CD, DVD, CD-ROM e livros eletrónicos.

Silvério Regalado, autarca de Vagos, explicou a demora no processo com os contratempos da crise económica (com áudio).