CPCJ de Ílhavo em campanha da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens para o mês de abril.

2020-04-03 20:51

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“Serei o que me deres… que seja amor” é o lema da campanha da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens para o mês de abril.

O Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância mereceu o envolvimento da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ílhavo através da divulgação de diversas atividades.

A página de facebook da CPCJ sugere atividades diárias para realizar em família e lança desafio à comunidade para a elaboração de um Laço Azul que possa ser colocado nas portas, janelas ou varandas, durante este mês.

Este laço pode ser desenhado, pintado, feito com materiais reciclados ou outros.

A Campanha do Laço Azul começou nos EUA, em 1989, quando uma avó amarrou uma fita azul à antena do seu carro.

O objetivo seria que as pessoas se questionassem sobre este símbolo. Assim, teve a oportunidade para explicar que este laço simbolizava os maus tratos aos seus netos, que no caso do seu neto resultaram em morte.

E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

“A história de Bonnie Finney demonstra-nos como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público, em geral, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos”, refere a CPCJ liderada por Fátima Teles.