COVID-19: Doentes seguidos em unidades da região recebem medicamentos no Hospital de Ovar.

2020-04-02 17:43

Categoria: 

Concelho: 

Os doentes de Ovar que necessitem de medicamentos que são disponibilizados pelos hospitais onde estão a ser seguidos passaram a receber os fármacos na unidade vareira, devido ao cerco sanitário e geográfico do concelho causado pela Covid-19.

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) atendeu a solicitação nesse sentido por parte dos hospitais do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, Centro Hospitalar do Baixo Vouga, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, S. João do Porto e IPO do Porto.

As referidas unidades hospitalares fazem chegar aos serviços farmacêuticos do HFZ-Ovar a listagem de doentes e a respetiva medicação que depois, mediante protocolo definido para o efeito, é entregue a cada um dos pacientes.

“Em média, vamos receber 120 doentes por mês, num serviço que surge enquadrado na reorganização do nosso hospital, motivada pela pandemia”, afirma o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, sublinhando que “a medida assegura nesta fase crítica que o doente possa receber o seu medicamento para o prazo em que ele é necessário”.

“Esta estratégia de partilha de recursos entre instituições de saúde reforça a resposta às populações em tempos conturbados e atesta, consequentemente, a capacidade de adaptação e a dinâmica do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em geral, e da nossa equipa em particular, nesta fase tão difícil que estamos a atravessar”, conclui Luís Miguel Ferreira.