Coronavírus: Município de Albergaria aprovou Plano de Contingência.

2020-03-06 20:44

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Albergaria-a-Velha aprovou o Plano de Contingência para a Prevenção de Transmissão da Infeção Humana pelo Coronavírus – Covid-19.

O documento apresenta as orientações técnicas para a estrutura interna da Câmara Municipal em cumprimento das orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde.

O plano de contingência é constituído por três fases – Monitorização (antes da onda epidémica), Alerta (durante a onda epidémica) e Recuperação (após a onda epidémica)  estando Albergaria-a-Velha na primeira fase.

Entre as medidas em implementação é possível salientar o reforço dos stocks de materiais de higienização (sabão, toalhetes de utilização única) em todos os serviços e equipamentos municipais, bem como o reforço da limpeza nos mesmos. Encontram-se também afixados nos diversos espaços informação prática sobre autoproteção individual, para que o pessoal técnico da Autarquia, todos os utilizadores e munícipes possam ter em atenção os comportamentos adequados perante o Coronavírus.

O Município está também a contactar as entidades locais – juntas de freguesia, IPSS, coletividades e escolas – com o objetivo de as sensibilizar para os cuidados de prevenção, controlo e vigilância a ter na utilização dos equipamentos municipais, aconselhando ainda a ponderação dos eventos a realizar nos mesmos.

Em relação aos eventos organizados pela Câmara Municipal, previstos no seu plano de atividades, a realização, ou não, de cada iniciativa será ponderada, caso a caso, tendo em conta a avaliação do grau de risco, bem como a evolução do Coronavírus e em função das orientações da Direção-Geral da Saúde, em articulação com a Delegada de Saúde.

Por mera prevenção, o Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa e as Salas Snoezelen e de Integração Sensorial foram encerrados temporariamente.