Conselho Geral da Rede de Municípios para a Adaptação às Alterações Climáticas será no Município de Ílhavo em 2018.

2017-11-30 14:42

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo vai receber em 2018 o 3º Conselho Geral da Rede de Municípios para a Adaptação às Alterações Climáticas no Município de Ílhavo.

Confirmação dada no seminário anual da rede. O Município de Ílhavo esteve presente no segundo Conselho Geral da Rede de Municípios para a Adaptação às Alterações Climáticas, e no primeiro seminário anual da Rede: o “Adapt.Local.17 - Adaptação Local às Alterações Climáticas”, em Loulé - Vilamoura, nos dias 23 e 24 de novembro de 2017.

A Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas (Adapt.Local), foi formalizada em março de 2017, em Guimarães, e integra, neste momento, 31 municípios portugueses, para além de outras entidades de cariz público e privado diretamente ligadas a esta temática.

Marcos Ré, vereador que tutela a pasta do ambiente, reforçou a intenção do Município de Ílhavo de continuar a implementar o trabalho de Adaptação refletido na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Ílhavo (EMAAC - ClimAdapt) agora a ser aprofundado no âmbito do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (POSEUR 2020), mostrando disponibilidade para a realização de trabalhos da Rede no Município de Ílhavo.

Os encontros debatem cenários climáticos mundiais e nacionais que se perspetivam a prazo; instrumentos e métodos para a adaptação, relacionados com metodologias participativas; vulnerabilidades socioeconómicas; cartografia de riscos climáticos; infraestruturas ‘verdes’ e ‘cinzentas’; análises custo-benefício; integração da adaptação no ordenamento do território; financiamento das intervenções; monitorização do clima urbano; adaptação setorial, nas áreas das florestas, dos recursos hídricos, do turismo e das zonas costeiras; e, ainda, experiências inspiradoras a nível internacional.

A convite da organização, para apresentar a experiência/prática do Município de Ílhavo no setor das Zonas Costeiras e Lagunares, João José Carlos, elemento da equipa interna do Município de Ílhavo apresentou sucintamente dois projetos que nasceram no seio do processo de elaboração da EMAAC de Ílhavo (2015-2016) e que se encontram concretizados: Requalificação da Estrada e do Esteiro da Medela na Coutada e Requalificação da frente lagunar da Gafanha de Aquém. Foi ainda partilhado com este grupo temático o percurso do Município de Ílhavo no pós-ClimAdapt.

O encerramento deste primeiro Seminário Nacional da Adaptação Local às Alterações Climáticas contou com a presença do Secretário de estado do Ambiente, Carlos Martins e da Diretora Geral do Território, Fernanda do Carmo.