Confraria Gastronómica do Bacalhau manifesta “profundo pesar” pelo falecimento do autor do “bacalhau à confraria”.

2015-10-15 14:03

Categoria: 

Concelho: 

A Confraria Gastronómica do Bacalhau emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do Chefe Silva e confirma presença no “último adeus físico”. Manifesta “profundo pesar” pelo falecimento de um dos Confrades de referência. Lembra que para além da “amizade recíproca”, o Chefe Silva “foi sempre um elemento presente na vida e no ser da nossa Confraria”. O Chefe Silva foi entronizado Confrade de Honra em Janeiro de 2001 e em Janeiro de 2004, juntamente com o atual Grão-mestre da Confraria, João da Madalena, foi entronizado Confrade Efetivo.

“O Confrade Chefe Silva, ao qual estamos imensamente gratos, desenvolveu a reconhecida receita do Bacalhau à Confraria que, hoje, é um ícone no cardápio da Região e um ex-libris no Festival do Bacalhau. Na história da Confraria Gastronómica do Bacalhau o Chefe Silva tem um lugar especial, um lugar de carinho, de amizade e de respeito. Sendo, reconhecidamente, um dos primeiros Chefes portugueses, e com a forte ligação ao mais puro elemento gastronómico português, a Confraria Gastronómica do Bacalhau olha entristecida para uma perda inqualificável e insubstituível no panorama gastronómico nacional”.

Apesar do pesar, a confraria revela satisfação pelo trabalho realizado e pelo legado que, acredita, seja hoje património nacional. “O livro dedicado a um dos maiores símbolos do nosso Portugal – o Bacalhau, e à Confraria Gastronómica do Bacalhau, deixa-nos uma sensação de dever cumprido, de respeito pela cultura, pelo nosso passado e pelas gentes que, arduamente, batalharam na difícil arte da pesca do bacalhau. Nesse pressuposto, atento a todo o ecossistema relativo ao Bacalhau, o Chefe Silva sempre identificou o Fiel Amigo como um representante de uma Região que tem vindo a potenciar e proporcionar uma crescente importância na dinamização de novas soluções gastronómicas entre o tecido empresarial setorial e a comunidade de apreciadores, centros de conhecimento popular e hotelaria, com a ambição de conceber soluções gastronómicas audazes nos mercados da saudade internacionais, reforçando desta forma os níveis de competitividade do município, aportando qualidade de vida das nossas gentes e proporcionando um bem-estar inigualável”.