Conferência na Murtosa coloca capacidade de inovação e resiliência como chave do empreendedorismo.

2015-10-01 10:30

Categoria: 

Concelho: 

O auditório do Museu Municipal da Murtosa (COMUR) recebeu a primeira sessão do Ciclo de Conferências promovido pelo Clube de Empreendorismo VER+ do Agrupamento de Escolas da Murtosa. A iniciativa foi dedicada à temática do Empreendedorismo, tendo contado com a presença de um painel de oradores convidados, constituído pela Professora Ana Daniel, docente do Departamento de Gestão da Universidade de Aveiro, por Rui Gateira, administrador da empresa “Susana Gateira” e por Rui Amorim, em representação da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro.

Perante uma plateia composta, maioritariamente, por alunos do Agrupamento, os palestrantes deixaram aos jovens uma mensagem de incentivo ao desenvolvimento de atitudes empreendedoras e proativas. Deram, igualmente, enfoque à inovação e à resiliência, qualidades fundamentais para quem quem ser empreendedor.

Na sua intervenção, Manuel Arcêncio, Diretor do Agrupamento, alertou os alunos para as dificuldades que mais tarde irão encontrar no mercado de trabalho, exortando-os a procurarem sempre ser os melhores nas suas funções, apontando o trabalho, excelência como fator preponderante para o sucesso.

Joaquim Batista, Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, começou por elogiar as iniciativas do clube VER+, que considerou muito importantes na “formação de uma consciência empreendedora nos jovens estudantes”. Desafiou, depois, os participantes “a olharem para sua terra e para as oportunidades e potencialidades que esta oferece, no sentido de serem, eles próprios, motores do seu desenvolvimento”.

Dinis Bola, responsável pelo Clube de Empreendedorismo, fez o balanço do trabalho realizado no ano letivo de 2014 / 2015, realçando a importância da ação, “no processo de aproximação da Escola à Comunidade e na valorização do Concelho da Murtosa”.