Comunidade Bahá’í de Aveiro celebra data histórica dos 200 anos do fundador desta religião.

2017-10-20 11:59

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Bahá’ís de Aveiro celebram data histórica dos 200 anos do fundador desta religião.

Este fim-de-semana, em cerca de 100.000 localidades por todo o mundo, milhões de pessoas irão celebrar uma data histórica: o bicentenário do nascimento de Bahá’u’lláh, fundador da mais jovem religião independente, a Fé Bahá’í.

Uma das localidades onde esta efeméride vai ser comemorada é Aveiro. Segundo adianta Carlos Jalali, para os Bahá’ís de Aveiro, esta é uma oportunidade única para celebrar a mensagem de paz e unidade (com áudio).

A celebração em Aveiro vai realizar-se no sábado, dia 21 de Outubro, na Junta de Freguesia da Vera Cruz (Largo Capitão Maia Magalhães), às 16h, e é aberta a todos.

Como refere Filipa Braz da Comunidade Bahá’í de Aveiro, a celebração visa ser universal, porque “a mensagem de Bahá’u’lláh é universal.”

“O nosso objetivo é servir a humanidade, com base nos ideais que Bahá’u´lláh trouxe há 200 anos atrás: a unidade na diversidade, a igualdade entre homens e mulheres, a necessidade do diálogo entre as religiões e de harmonia entre ciência e religião. Trabalhamos com todos aqueles que querem construir um mundo melhor”.

Os participantes podem esperar um ambiente de muita espiritualidade e amizade nesta celebração, que vai ter no serviço um tema central. Como salienta Carlos Jalali, da Comunidade Bahá’í de Aveiro, “no âmago da Mensagem de Bahá’u’lláh está uma ideia simples mas poderosa: que o serviço ao outro é o eixo central da vida humana. Queremos assim que esta comemoração também reflita o ensinamento de Bahá’u’lláh que são os ‘atos e não as palavras’ que mais contam”.