Comissão Europeia distingue projeto inovador em Aveiro e outras 21 cidades europeias.

2018-10-10 18:17

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão anunciou as cidades vencedoras do 3.º convite à apresentação de propostas no âmbito das Ações Urbanas Inovadoras, entre as quais Aveiro com o projeto 'AVEIRO STEAMCity' no domínio do emprego e competências na economia local.

O projeto ajudará a preparar a comunidade local para a nova revolução tecnológica, com um observatório laboral para aumentar a resposta educativa e em termos de qualificações.

Uma dotação de 92 milhões de euros ao abrigo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional financiará soluções inovadoras para desafios urbanos como a qualidade do ar, as alterações climáticas, a habitação, o emprego e as competências na economia local.

A Comissão lança hoje também o 4.º convite à apresentação de propostas no âmbito das Ações Urbanas Inovadoras.

São agora disponibilizados 100 milhões de euros para o financiamento de projetos inovadores destinados a proteger e reduzir a vulnerabilidade dos espaços públicos.

Corina Crețu, Comissária responsável pela Política Regional, declarou que "com estes convites à apresentação de propostas, estamos a transformar as cidades da UE em verdadeiros laboratórios para testar soluções capazes de melhorar a qualidade de vida em todas as cidades do mundo. Na sequência dos trágicos ataques terroristas dos últimos anos, a segurança urbana e a segurança dos espaços públicos passaram a ser uma preocupação fundamental dos cidadãos, motivo pelo qual apoiamos as cidades nos esforços que envidam para proteger os seus habitantes".

No âmbito do 3.º convite à apresentação de propostas ao abrigo das Ações Urbanas Inovadoras, estas 22 cidades receberam financiamento para projetos nas seguintes áreas: Adaptação às alterações climáticas: Amesterdão (NL), Barcelona (ES), Grande Manchester (UK), Riba-roja de Túria (ES), Sevilha (ES), Paris (FR); Qualidade do ar: Aix-Marseille Provence Metropole (FR), Breda (NL), Helsínquia (FI), Ostrava (CZ), Portici (IT); Habitação: Bruxelas (BE), Budapeste (HU), Gante (BE), Mataró (ES), Área Metropolitana de Lyon (FR); Empregos e competências na economia local: Aveiro (PT), Cluj-Napoca (RO), Cuenca (ES), Eindhoven (NL), Vantaa (FI), Ventspils (LV).

Entre os exemplos de projetos, contam-se novas soluções para reduzir o risco de incêndios periurbanos em Riba-roja de Túria, Espanha, uma nova geração de sistema de abastecimento de energia com base em baterias de veículos elétricos em Breda, Países Baixos, recreios de escolas resistentes a ondas de calor em Paris, França, habitação social energeticamente eficiente em Budapeste, Hungria, e orientação profissional inovadora em Ventspils, Letónia.

O 4.º convite decorre a partir de hoje até janeiro de 2019. As cidades vencedoras serão anunciadas no verão de 2019.