Comissão de Utentes à procura de garantias sobre funcionamento de centros de saúde.

2015-05-13 21:11

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão de Utentes em Saúde de Aveiro reuniu com o Diretor Executivo do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) do Baixo Vouga, Manuel Sebe, e prepara-se para fazer a entrega da "Carta pela Defesa da Saúde" ao Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde que esta quinta estará em Aveiro no 4º encontro e reflexão “Práticas Expiradas, Transpiradas e Inspiradas” a realizar no Centro Cultural de Congressos.

Na reunião com o diretor executivo do Agrupamento dos Centros de Saúde do Baixo Vouga, a Comissão visou “esclarecer rumores que inquietam os utentes dos Centros de Saúde de São Bernardo e de São Jacinto, nomeadamente os encerramentos temporários ou definitivos”, e ainda manifestar perante aquele dirigente as preocupações relativas aos cuidados de saúde primários no concelho, e sua articulação com o Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

A Comissão diz ter recebido informação de que não haverá encerramento de Centros de Saúde, estando prevista a abertura da USF de Esgueira até finais de Julho próximo, que poderá absorver parte dos utentes da Glória. Também se prevê que a USF de São Bernardo e Oliveirinha entre em funcionamento até final do ano. “Quanto ao Centro de Saúde de São Jacinto verá finalmente a sua cobertura de amianto ser removida bem como uma melhoria das suas instalações e está assegurada a permanência de médico neste centro”.

Confrontado com a situação atual em que existem inúmeros utentes sem médico de família, o diretor executivo do ACES de Aveiro terá referido que a situação não é brilhante, já que em 2014 aposentaram-se 24 médicos. Haverá 24.000 utentes sem médico de família.

“A solução para este problema passa indubitavelmente pela contratação de mais médicos, enfermeiros, pessoal auxiliar e administrativo, não excluindo no entanto aumentar o número de utentes por médico de família”.