Comissão de Gestão da Irmandade de Santa Joana Princesa tenta reequilíbrio financeiro.

2015-05-04 09:49

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão de Gestão da Irmandade de Santa Joana Princesa, empossada pelo bispo de Aveiro em 2014, tem organizado iniciativas por forma a reequilibrar a situação financeira da instituição e revigorar a devoção e culto à filha de D. Afonso V, recolhida do Mosteiro de Jesus.

Considera 2015 um ano particularmente evocativo por nele se completarem 50 anos da Declaração pelo beato papa Paulo VI da Infanta como Padroeira da Cidade e da Diocese de Aveiro, comemoração em que D. António Moiteiro anunciou a intenção de reabrir o processo de canonização da beata Joana de Portugal. No dia 12 de Maio perfazem 525 anos do falecimento.

Para 8 de Maio, às 21h30, a Irmandade preparou uma Serenata a Santa Joana, na frontaria do Museu de Aveiro, diante da porta régia, pelos grupos Cantoria e Xailes e Cantares de Aveiro (que terminarão a sua atuação cantando em conjunto o Hino de Santa Joana) e pela Tuna Universitária de Aveiro.

A 11 de Maio, às 18h30, decorrerá o Lançamento do livro “Encantos e Encontros – Bispos na vida e na memória da Princesa Santa Joana”, da autoria de Monsenho João Gaspar, na Assembleia Municipal de Aveiro, com apresentação do Professor Jorge Arroteia.

A 12 de Maio, dia litúrgico de Santa Joana Princesa, às 9h15, na Igreja de Jesus, D. António Moiteiro preside à investidura de quatro novos Irmãos tradicionais, ao compromisso de sete Aias e quatro Cavaleiros e de oito Irmãos de carreira. No final, realizar-se-á a romagem ao Túmulo de Santa Joana e a recitação de uma oração. Após a paramentação, celebra-se, na Sé, às 10 horas a Eucaristia.

Às 16 horas, com saída da Catedral, realiza-se a Procissão de Santa. Retomando uma antiga iniciativa, o préstito abrirá com um binómio equestre da Guarda Nacional Republicana e, pela primeira vez, a Fanfarra do Exército, acompanhada pela força militar constituída pelo Pelotão aerotransportado do Batalhão de Infantaria 10, de São Jacinto.

A procissão constitui-se, como habitualmente, pelos elementos dos graus juvenis da Irmandade (este ao com 90 elementos), Irmãos e Irmãs (tradicionais e de carreira), pelos agrupamentos de Escuteiros, Irmãs Dominicanas, Irmandades e Associações de fiéis da cidade de Aveiro, representações da Paróquia de Santa Joana de Lisboa e de Salselas (que têm a irmã de D. João II como padroeira local) Sacerdotes e diáconos, Autoridades civis, judiciais e militares e representações cívicas, sendo pela primeira vez presidida por D. António Moiteiro.

Este ano o itinerário da procissão, acompanhando pelas Bandas de Eixo, Quinta do Picado e Amizade, compreende a saída da Sé, passando por Rua Batalhão de Caçadores Dez, Rua Nascimento Leitão, Rua de Coimbra, Praça Humberto Delgado, Rua Domingos Carrancho, Largo da Apresentação, Rua José Estêvão, Praça Humberto Delgado, Rua Batalhão de Caçadores Dez, Rua Nascimento Leitão, Rua Combatentes da Grande Guerra, Praça Marquês de Pombal, Rua do Loureiro, Avenida de Santa Joana, recolhendo na Igreja de Jesus.

A Comissão de gestão anuncia que depois das celebrações haverá uma Assembleia-geral de Irmãos para análise da situação da instituição.