Clube Veritas e Diaverum lançam projeto para idosos que fazem hemodiálise.

2016-10-03 08:34

Categoria: 

Concelho: 

“Mais Pessoas e menos doentes” é o mote do Protocolo de Parceria estabelecido entre o Centro Social Paroquial da Vera Cruz e a Unidade de Aveiro de Hemodialise DIAVERUM, celebrado no âmbito da promoção do Envelhecimento Ativo e Hábitos de Vida Saudável.

Este projeto segue princípios preconizados no CSPVC com o seu Serviço do Clube Veritas e na DIAVERUM com o seu “Projeto Acredita + e Segue”.

O CLUBE VERITAS tem por objetivo a promoção do envelhecimento ativo, produtivo e participativo, o convívio e solidariedade intergeracional, o aprender a envelhecer, a manutenção da saúde e a prevenção da doença, o combate à solidão e ao isolamento social, numa visão holista do bem-estar; disponibilizando infraestruturas e atividades nesse sentido para toda a comunidade.

A DIAVERUM é um grupo que trabalha na área da doença renal através de clínicas de hemodiálise. No âmbito do acompanhamento psicossocial que faz, trabalham o reforço de competências, validação positiva e desmistificação da doença, pretendendo passar a mensagem de que se "deve ser mais pessoas e menos doentes" para efetivar um melhor bem-estar geral dos doentes renais crónicos a fazer hemodiálise na clínica.

Em harmonia com o objetivo comum de promoção de hábitos de vida saudável, a contribuição entre as Organizações potencia o respetivo trabalho desenvolvido.

O Projeto ocorre na 1ª e 2ª semana de outubro inserindo-se também nas Comemorações do Dia Internacional do Idoso (1 de Outubro), dinamizado em 4 sessões através de dinâmicas de grupo, espaço de partilha e testemunhos inspiradores.