Clero de Aveiro esteve reunido em formação.

2015-02-06 10:53

Categoria: 

Concelho: 

O clero da Diocese de Aveiro reuniu-se durante os dias 3 a 5 de Fevereiro para refletir o tema “Da Missão à Evangelização e da Evangelização à Missão”, assim como também uma oportunidade de convívio e partilha entre o Clero. O programa das Jornadas de Formação inscreveu-se na continuidade da Missão Jubilar da Diocese, tentando dar mais alguns contributos à reflexão e aprofundamento de alguns temas, nomeadamente alguns desafios lançados à Igreja pelo Papa Francisco como aqueles que derivam da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium e do Sínodo dos Bispos sobre a Família.

Nestas que são as primeiras Jornadas de formação do clero com o seu Bispo António Moiteiro, procurou-se dar espaço também à sua intervenção para delinear algumas perspetivas de futuro para a Diocese de Aveiro. D. António Moiteiro exortou a uma atitude de exame de consciência das opções e critérios pastorais.

No encerramento marcou presença o Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que justificou a necessidade que o Papa teve em voltar a trazer o tema da Família para a vida presente da Igreja. “A problemática familiar está no cerne de um problema maior que afeta a sociedade e a Igreja que apresentou como sendo uma crise do compromisso comunitário. Existe um maior tecido urbano, e a crescer, e a falta de laços de solidariedade, percebendo-se uma sociedade que caminha para um anonimato geral”.

O Patriarca frisou a expressão de convite do Papa Francisco às comunidades cristãs “para que sejam ilhas de misericórdia num mar de indiferença” de forma a renovar também as comunidades em chave familiar, onde as famílias sejam sujeito de evangelização.