Cirurgiões orientam formações em simulador da UA.

2016-02-16 20:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O centro de Simulação Clínica da Universidade de Aveiro (SIMULA) e a Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro (UNAVE) promovem no próximo dia 3 de Março uma formação em Emergências Pediátricas. Trata-se de um curso avançado de simulação em Pediatria, dirigido a pediatras, anestesistas, médicos de medicina geral e familiar, cirurgiões pediatras, cardiologistas pediátricos, internos e enfermeiros dedicados à Pediatria, baseado na simulação de casos clínicos reais e na utilização de simuladores.

As situações clínicas com que os formandos vão ser confrontados durante a formação são reproduzidas em manequins neonatais e pediátricos, com capacidade de mimetizar sons respiratórios, batimentos cardíacos, cianose e convulsões, que também falam.

Durante o próximo mês, a UNAVE- Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, e o centro de Simulação Clínica da Universidade de Aveiro (SIMULA), vão realizar uma outra formação, em laparoscopia, com recurso a simuladores.

Trata-se de um primeiro módulo, dedicado ao treino de procedimentos avançados em cirurgia digestiva "hands-on", que terá lugar nas instalações do centro de Simulação Clínica da Universidade de Aveiro, nos dias 11 e 12 de março. A formação, dirigida a cirurgiões, terá como formadores os doutores Novo de Matos, Leonor Manaças e José Castro.

Na área da saúde, destaque também, para uma formação sobre Segurança do Medicamento, nos próximos dias 4 e 5 de março, destinada a farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de farmácia e outros profissionais de saúde.