CIRA lança candidaturas a fundos comunitários.

2015-05-04 10:18

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Conselho Intermunicipal da CI Região de Aveiro tomou conhecimento da decisão de qualificação para a 2.ª fase de concurso das três candidaturas dinamizadas pela CI Região de Aveiro aos programas de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) (na sua 1ª fase, de pré-qualificação), do Portugal 2020. Na lista estão o Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro, DLBC Rural Região de Aveiro Norte e DLBC Rural Região de Aveiro Sul.

Esta decisão das entidades gestoras do “Portugal 2020” vem na sequência da constituição de parcerias entre a CI Região de Aveiro e várias entidades públicas e privadas, tendo em vista a utilização das DLBC’s para a execução de projetos de desenvolvimento económico e social, com especial incidência nas pescas e zonas costeiras, assim como na agricultura, pecuária e floresta.

A constituição da parceria para a DLBC Costeira, visou dar seguimento ao trabalho já realizado pelo Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro, no âmbito de um contrato com o PROMAR. “Para o DLBC Costeiro, entendeu-se ser necessário reforçar a parceria já existente com agentes públicos e privados que permitam alargar a estratégia a várias temáticas, incluindo a área social”.

No caso das DLBC Rurais, a CI Região de Aveiro levou em consideração as relações que os Municípios de Águeda e de Sever do Vouga já têm neste domínio e desenhou duas operações, concretizadas em Aveiro Norte (mais ligada ao Baixo Vouga) e Aveiro Sul (mais ligada à zona da Bairrada).

Na DLBC Costeira é a CI Região de Aveiro que assume a liderança da parceria, sendo que as DLBC’s Rurais têm como parceiro-líder a Associação Industrial do Distrito de Aveiro. Os três contratos de parceria, envolvendo um total de 59 Parceiros, foram assinados no dia 10 de fevereiro de 2015, na sede da CI Região de Aveiro.

Segue-se a definição das estratégias em pormenor e a elaboração dos respetivos planos de ação e orçamentos, sujeitando-se agora ao concurso da fase de qualificação.