Cientista da UA ganha prémio europeu da Federação Europeia de Engenharia Química para a melhor tese de doutoramento.

2019-04-18 09:59

Categoria: 

Concelho: 

A cientista Mónia Martins conquistou o prémio europeu da Federação Europeia de Engenharia Química (EFCE) para a melhor tese de doutoramento na área de Termodinâmica e Propriedades de Transporte.

O trabalho sobre novos processos de separação de terpenos - compostos naturais usados há milénios, por exemplo, em cosméticos, farmacêuticos ou perfumes – valeu à investigadora do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro e do Laboratório Associado LSRE umas das mais importantes distinções na área da Engenharia Química.

Os terpenos pertencem ao que é provavelmente a maior e mais diversificada classe de produtos naturais com aplicações em vários setores devido aos seus sabores e fragrâncias.

O seu elevado número, variedade de estruturas e complexidade química, fazem deles uma classe de compostos onde há ainda muitos estudos a serem realizados tanto sobre as suas propriedades termofísicas e equilíbrio de fases como sobre o seu impacto nos processos de extração e purificação e no ambiente.

O trabalho premiado, orientado por João Coutinho, também do CICECO, e por Simão Pedro Pinho, do IPB, está relacionado com a extração de terpenos de fontes naturais e a sua posterior separação e purificação.

Além do desenvolvimento de novos métodos experimentais para medir propriedades termodinâmicas e equilíbrios de fases, algumas abordagens teóricas foram também consideradas.

Durante o trabalho realizado para a tese de doutoramento, “foi demonstrado que misturas de terpenos e ácidos monocarboxílicos resultam em solventes hidrofóbicos sustentáveis líquidos à temperatura ambiente e de baixo custo”.

Adicionalmente, explica a atual investigadora em Pós-doutoramento no CICECO “os resultados obtidos mostram que os líquidos iónicos têm um grande potencial para o fracionamento de terpenos”.

Finalmente, e com o objetivo de desenvolver modelos precisos para o destino dos terpenos no ambiente, uma série de propriedades físico-químicas essenciais foi medida e modelada.

 

Texto e foto: UA