Ciclaveiro volta a envolver comércio local na celebração da Semana da Mobilidade.

2016-09-15 11:52

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O programa desenhado pela associação “Ciclaveiro” para celebrar a Semana Europeia da Mobilidade, entre 16 e 22 de Setembro, inclui a segunda edição do concurso de montras, este ano sob o tema “Aveiro, cidade do comércio em bicicleta”, com a participação de cerca de 30 estabelecimentos comerciais. As montras estão expostas entre 16 e 30 de Setembro.

E ainda a tertúlia sobre comércio bike-friendly em Aveiro na qual serão também divulgados os vencedores e entregues os prémio do concurso de montras, no dia 14 de Outubro à noite.

A associação recorda que o concurso de montras “Aveiro e a bicicleta” e a tertúlia “A bicicleta e o comércio local” foram selecionadas pela Comissão Europeia como o melhor exemplo europeu de ações de sensibilização e promoção para a mobilidade urbana sustentável, tendo o Ciclaveiro sido convidado a apresentá-las nos workshops de preparação para a edição de 2016 da Semana Europeia da Mobilidade, o que aconteceu em Abril passado em Bruxelas.

Além destes dois momentos há ações em parceria com a Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave da Universidade de Aveiro no âmbito das atividades do Compromisso pela Bicicleta.

Haverá debate sobre o papel da PSP na mobilidade em bicicleta e sinistralidade rodoviária, a 20 de Setembro, às 21h00 na Fábrica da Ciência Viva de Aveiro; Uma web-conference relativa ao programa francês “Indemnité kilométrique vélo (IKV)” de incentivos fiscais à utilização da bicicleta em deslocações para o local de trabalho, a 26 de Setembro; Uma tertúlia e web-conference com a União de Ciclistas do Brasil, sobre alguns dos seus projetos, nomeadamente o “Bicicletas nos Planos” e o “Bicicletas nas Eleições”, a 7 de Outubro às 21h30; Entrega de material informativo e de sensibilização sobre a mobilidade em bicicleta em Aveiro aos novos alunos da Universidade, em parceria também com o Núcleo da Bicicleta da Associação Académica, a 19 de Setembro, e a publicação de uma página temática durante os sete dias da Semana no Diário de Aveiro sobre mobilidade ativa e sustentável.

A associação que declarou desilusão por não ver a Câmara envolvida explica que se trata de uma “oportunidade única” para refletir sobre “os desafios que as cidades e vilas enfrentam de modo a fomentar uma mudança no comportamento dos cidadãos e progredir rumo a uma estratégia de mobilidade urbana mais sustentável”.

O Ciclaveiro relembra que apresentou em Julho à autarquia de Aveiro a proposta de um conjunto de atividades a realizar nesta Semana mas o município optou por não aderir à Semana Europeia da Mobilidade.

“Apesar do município de Aveiro novamente se manter à margem da iniciativa, o Ciclaveiro não poderia deixar passar despercebida em Aveiro a mais importante campanha europeia de promoção de mobilidade sustentável, um assunto com cada vez maior pertinência e atualidade, na agenda de todas as localidades que pretendem proporcionar melhores condições de mobilidade e de utilização do espaço público aos seus habitantes”.

A edição de 2016 tem como tema central “Mobilidade Inteligente: Economia Forte”, visando chamar a atenção dos benefícios de um correto planeamento e de uma utilização racional dos modos de transporte para a economia local e para as finanças públicas, e conta com a participação de mais de 2000 cidades de toda a Europa.