Ciclaveiro diz que ciclovia na rotunda da Junqueira é "manual de erros" e um "perigo".

2017-08-04 18:25

Categoria: 

Concelho: 

A associação Ciclaveiro foi ao local e confirmou que há erros na ciclovia recentemente implantada em Cacia e diz que é um manual do que não se deve fazer. Fala em situação grave na rotunda da Junqueira no acesso à Renault Cacia.

“A situação denunciada é de facto bastante grave porque, além das sérias deficiências técnicas observadas na implantação daquela via, se cometeu um erro que não se pode explicar apenas por falta de conhecimento técnico mas que afronta o mais elementar bom-senso e o respeito pela integridade física dos ciclistas. A faixa pintada no pavimento para assinalar a via ciclável intersecta o lancil da rotunda, de forma quase invisível para os utilizadores da via, criando assim um degrau na diagonal da faixa ciclável que potencia o despiste e a queda de ciclistas numa zona de alto risco em termos de tráfego automóvel”.

O Ciclaveiro espera que a situação seja “corrigida de imediato” de forma a evitar acidentes e aproveita o momento para dizer que espera da parte dos decisores autárquicos uma intervenção “mais consistente e ponderada” no que toca ao investimento em infraestruturas de mobilidade. Diz mesmo que é uma questão que revela falta de estratégia.

“Este tipo de erros reflecte a inexistência de uma estratégia integrada para a mobilidade em bicicleta e a ausência de diálogo com quem utiliza as infraestruturas cicláveis, traduzindo-se em desperdício de fundos públicos e indiciando uma atitude de negligência e de menosprezo pelas condições de circulação dos ciclistas que em nada beneficiam a imagem de Aveiro como pioneira na promoção da utilização da bicicleta”.