Ciclaveiro apresenta propostas para instalação de estacionamentos de bicicletas.

2016-04-14 18:58

Categoria: 

Concelho: 

O grupo Ciclaveiro enviou, esta quinta, à Câmara de Aveiro, um documento com a proposta de 35 locais para instalação de estacionamentos para bicicletas na cidade de Aveiro. São propostas centradas na zona central da cidade e ao longo do corredor da avenida Dr. Lourenço Peixinho mas que tem pontos na Forca, Fonte Nova, antiga estação e na avenida Mário Sacramento.

A proposta, que conta com os apoios da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, do Núcleo Regional de Aveiro da Quercus, da Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro (AEVA), da Associação Comercial do Distrito de Aveiro, da CORDA - Comércio da Rua Direita e Adjacentes de Aveiro e da MUBi - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, é constituída soluções práticas de oferta de parqueamento (foto).

Propostas de baixo custo e locais estrategicamente escolhidos são pilares desta proposta. “Os locais propostos foram definidos a partir das contribuições de diversos utilizadores de bicicleta e de dados de observação e registo de utilizadores ao longo de um período de tempo, tendo também em consideração a circulação pedonal, rodoviária, a acessibilidade e o impacto visual”.

Foram estabelecidos também com base na sua utilização potencial e, como tal, incluem zonas de interesse turístico, zonas desportivas e recreativas, zonas comerciais e diversos equipamentos públicos e outros locais de serviços e de interesse público.

O grupo Ciclaveiro acredita que os estacionamentos “bem concebidos” e “bem localizados” funcionam como fatores impulsionadores de atração de novos utilizadores de bicicleta como meio de transporte.