CICECO promove jornadas dedicadas à importância das nanotecnologias para a indústria.

2015-04-14 11:57

Categoria: 

Concelho: 

O Complexo Pedagógico da Universidade de Aveiro recebe as jornadas CICECO 2015 num debate sobre a importância das nanotecnologias para a indústria nacional. Dois dias para sublinhar a enorme importância das nanotecnologias no desenvolvimento industrial, económico e social do país e promover a sua transferência do laboratório para a indústria.

São estes os grandes objetivos do encontro sob a designação “Nanotechnology … from the lab to the industry” que pretende divulgar junto da indústria nacional e de possíveis investidores as atividades de investigação e desenvolvimento do CICECO – Aveiro Materials Institute.

As jornadas, organizadas por um dos centros de investigação da UA classificados como excelente pela recente avaliação da FCT, estão previstas para esta terça e quarta.

“O encontro pretende contribuir para a discussão alargada da temática das nanotecnologias e da sua transferência do laboratório para a indústria”, aponta Paula Vilarinho, da Comissão Organizadora das Jornadas. Por isso, o evento anual, tradicionalmente interno à comunidade CICECO e UA, é este ano “aberto à comunidade em geral, com particular enfoque na comunidade industrial, empresarial, de investimentos e qualquer parceiro interessado na área de transferência de tecnologia”.

“Queremos que este seja um evento emblemático, que marque o início de um novo ciclo para o CICECO, e aproveitar o simultâneo início do novo período programático FEDER e CE, com os programas Portugal 2020, Centro 2020 e Horizonte 2020 para alavancar as oportunidades de financiamento de I&D no CICECO, nomeadamente em parceria com empresas que também irão ser beneficiárias destes incentivos”, acrescenta Paula Vilarinho, investigadora do laboratório associado e do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da UA.