Chegada dos Reis do Carnaval de Ovar agendada para o próximo domingo.

2015-01-27 09:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A chegada dos Reis do Carnaval promete ser o próximo ponto alto do Carnaval de Ovar. Dom João – O Enociclista e Dona Ângela - A (Cu)modista são os reis deste ano. O cortejo da Chegada dos Reis parte da Rua Timor e termina na Praça da República, onde Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, entregará as chaves de ouro da cidade. O discurso do Rei do Carnaval é logo a seguir e no final haverá o habitual Concurso de Piadas Coletivas que satiriza a atualidade local e nacional. O trajeto do cortejo passa ainda pela Rua Gomes Freire, Rua Ferreira de Castro, Rua Aquilino Ribeiro e Rua Elias Garcia.

A escolha do Rei e da Rainha do Carnaval representa uma homenagem a cidadãos do concelho que se destacaram pelo seu envolvimento e contributo à comunidade e ao Carnaval e, nesta edição, foram distinguidas duas personalidades que têm vivido o Carnaval do outro lado, a Rainha nos bastidores e o Rei nas festividades associadas ao Carnaval na mítica Adega Social.

O Rei Momo é o reconhecido João Gomes da Adega Social. Natural de Cucujães, João Gomes tem vivido grande parte da vida em Ovar, razão pela qual iniciou/fundou o ciclismo nesta cidade.

Ângela Granja, natural de Ovar assinala, em 2015, 31 anos de trabalho para o Carnaval de Ovar. O primeiro grupo a quem prestou os seus serviços de costura foi aos Garimpeiros, contava 22 anos de idade. Mas, a história começa bem mais atrás, com a primeira fantasia que envergou de nazarena e, anos mais tarde, com uma saída no Carnaval de Ovar no carro da Arruela, teria por volta dos 13/14 anos.

Surpreendida com o convite para ser a Rainha do Carnaval de Ovar, mas muito feliz, adianta que “este vais ser o melhor Carnaval de sempre”.