CHBV: Plano de Contingência está activo e a dar resposta em tempo de grande afluência às urgências. Hospital de Aveiro reforçou capacidade de resposta.

2018-01-05 16:25

Categoria: 

Concelho: 

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga elaborou, em outubro de 2017, o Plano de Contingência para este inverno. Este plano define estratégias, de forma organizada, que operacionalizam diversas medidas perante o aumento de incidência das infeções respiratórias/gripe. Para além de medidas preventivas, o reforço da capacidade instalada é uma das estratégias definidas e já foi acionada, no CHBV, com a abertura de 23 novas camas. Devido às infeções respiratórias, e à semelhança do que se tem passado em todo o país, a afluência aos Serviços de Urgência do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (Hospital de Aveiro e Hospital de Águeda) tem vindo a aumentar.

O Serviço de Urgência de Aveiro regista uma média diária de 460 admissões e o Serviço de Urgência Básica do Hospital de Águeda uma média 120 admissões diárias, o que se traduz num aumento dos tempos de espera. Contudo, verifica-se que 69% das admissões deveriam ter recorrido ao Cuidados de Saúde Primários, libertando os profissionais do Serviço de Urgência Hospitalar para o atendimento das situações urgentes e emergentes. 

Neste sentido, o CHBV considera fundamental, para uma boa gestão da prestação de cuidados de saúde, a colaboração da população neste período. Todos os doentes que apresentem sintomas agudos (tosse, febre, dor de garganta/ouvidos) devem procurar apoio junto da linha telefónica SNS 24 (808 24 24 24) ou devem dirigir-se aos Centros de Saúde/Unidades de Saúde Familiar, cujas equipas estão preparadas para receber, tratar e, se for o caso, encaminhar para os Serviços de Urgência todos os doentes que considerarem necessitar de terapias hospitalares específicas.