Cerca de meia centena de cidadãos de Oliveira do Bairro vão ter acesso gratuito a medicamentos.

2019-12-23 13:39

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Quarenta e nove pessoas carenciadas do Concelho de Oliveira do Bairro vão ter um cartão que lhes vai permitir ter acesso, de forma 100% gratuita, a medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo Sistema Nacional de Saúde, em farmácias aderentes.

Esta medida será implementada no âmbito do Protocolo de Colaboração assinado entre o Município de Oliveira do Bairro e a Associação Dignitude, na passada sexta-feira, 20 de dezembro, relativo ao “Programa Abem - Rede Solidária do Medicamento".

 A identificação das famílias foi feita em estreita colaboração com o Conselho Local de Ação Social, nomeadamente das IPSS com resposta de atendimento e acompanhamento social.

A Associação Dignitude, entidade gestora do "Programa Abem - Rede Solidária do Medicamento", fez-se representar por Augusto Meneses, Presidente da Direção da Delegação Centro da Associação Nacional das Farmácias, uma das parceiras desta Associação que nasce da parceria entre o sector social (Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo) e o sector da saúde (Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica).

O Município, único em todo o Distrito de Aveiro que aderiu ao programa, vai investir 4.900€, garantindo assim que os munícipes referenciados possam aceder ao cartão, que não terá qualquer limite de plafond.

Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, congratulou-se com a assinatura do protocolo, garantindo que “Oliveira do Bairro é um Município solidário”, elogiando a forma como o trabalho na área da ação social “tem sido construído de forma participada e estratégica com todas as entidades que podem contribuir para a melhoria de vida dos nossos munícipes mais carenciados e vulneráveis”.