Cerca de 700 pessoas passaram pela mostra de sopas na Gafanha da Encarnação.

2018-05-29 07:20

Categoria: 

Concelho: 

O Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação faz balanço positivo à 8.ª edição da Mostra de Sopas na Escola Básica da Gafanha da Encarnação que recebeu perto de 700 visitantes na edição deste ano realizada na sexta.

Toma esta ação como “imagem de marca” do agrupamento com portas abertas à comunidade e o envolvimento de 27 restaurantes, bem como de diversas padarias e outros colaboradores da região.

Docentes e funcionários juntaram-se para desenvolver esta atividade que se constituiu como um momento de encontro, convívio e degustação das diferentes sopas apresentadas.

As sopas foram das mais tradicionais às mais inovadoras. Sopas de feijão, de peixe, de feijão verde, da pedra, de grão com bacalhau, do mar e creme de alho francês, caldo verde, sopa à lavrador, a canja de galinha e a canja de enguias, bem como o consommé de carne de porco, a sopa à gafanhão, a açorda de bacalhau, a sopa à estibordo e a típica chora de bacalhau estiveram no menu.

Empresas de porcelanas da região forneceram as malgas no evento que junta alunos do Agrupamento com as suas famílias, bem como familiares e amigos de docentes e funcionários.

Augusto Rocha, da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação, classificou esta atividade como “um caso sério de sucesso”, onde se apresentaram, na sua opinião, “sopas magníficas”.

Presente na iniciativa esteve igualmente o presidente da Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo, Luís Diamantino, que corroborou a ideia de que este foi mais um “evento de sucesso”, onde está patente “a matriz do Agrupamento”.

O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, salientou que a “Escola Básica da Gafanha da Encarnação já (nos) habituou a fazer coisas boas e esta é uma delas”. Reforçou que esta atividade já conta com “oito anos de sucesso” e que “estas ações e estes eventos são para continuar”.