Centro Social de Avelâs de Cima pondera encerramento de valências de creche e pré-escolar.

2016-06-22 08:06

Categoria: 

Concelho: 

A direção do Centro Social da Freguesia de Avelãs de Cima, em Anadia, suportada numa decisão da Assembleia-Geral pondera encerrar as valências da creche, atividades de tempos livres e ensino pré-escolar devido ao desequilíbrio financeiro provocado pela quebra no número de utentes. Oito trabalhadoras estão em risco de despedimento e a questão já mereceu a criação de uma comissão de acompanhamento que vai pedir explicações à Segurança Social e à direção do Centro Social.

Em declarações à Agência Lusa, o presidente desta Instituição Particular de Solidariedade Social, Fernando Silva, admitiu que a decisão deve-se à redução progressiva do número de crianças em idade pré-escolar na freguesia, o que tem vindo a criar problemas financeiros.

"Na última meia dúzia de anos, por força da redução das crianças, temos vindo a acumular milhares de euros de prejuízo, o que levou a que pela primeira vez, no ano passado, o Centro tenha tido um prejuízo superior a 60 mil euros", explica Fernando Silva, acrescentando que os prejuízos na área de infância colocam também em risco a Área da Terceira idade (lar e Centro de Dia, que, neste momento, têm 60 e 30 utentes, respetivamente).