Centro Municipal de Marcha e Corrida assinala primeiro aniversário.

2015-04-11 08:52

Categoria: 

Concelho: 

O Centro Municipal de Marcha e Corrida (CMMC) de Águeda assinala, este fim-de-semana, o seu 1º primeiro aniversário. Associando a promoção da prática desportiva à saúde e bem-estar de cada cidadão, a autarquia pretendeu, com a implementação deste serviço, ir mais além e criar parcerias, nomeadamente com o Centro de Saúde de Águeda em programas de combate às diabetes tipo2 e à obesidade infantil, com identificação de alguns casos que mereceram a intervenção dos profissionais de saúde. O CMMCA já conta com cerca de quatrocentos utentes, sendo que todos estes utentes já realizaram uma primeira avaliação, através do questionário de saúde (PAR-Q).

No que respeita projeto “Conta, Peso e Medida”, que tem como objetivo fazer face aos crescentes problemas de saúde resultado de uma alimentação inadequada e diminuta prática de atividade física regular e correlativos efeitos a nível da saúde e das doenças do foro alimentar, estão a receber formação neste projeto 119 alunos do Instituto Duarte Lemos, 46 da EB2 de Fermentelos e 51 da EB2 de Valongo do Vouga. Um dos projetos do CMMCA era alargar a sua resposta, pelo que no início de 2015, este serviço chegou às freguesias de Recardães/Espinhel, Valongo do Vouga e Travassô/ Óis da Ribeira.

“O número crescente de inscrições são elucidativos e demonstram que as pessoas gostam de associar a pratica desportiva ao convívio, e o CMMCA veio dar-lhes essa oportunidade. O objetivo de através do desporto podermos fazer sentir às pessoas que podem encontrar o seu bem estar e melhorar a sua saúde, esta a ser alcançado através do CMMCA, com os seus técnicos e utentes que em conjunto fazem com este projeto esteja a ser um sucesso” referiu Edson Santos, vereador da autarquia de Águeda.