Centro Hospitalar desmente existência de situações de fome no hospital e acusa comissão de utentes de gerar “desconfiança e insegurança”.

2016-05-25 10:09

Categoria: 

Concelho: 

O Centro Hospitalar do Baixo-Vouga “refuta categoricamente” as afirmações da Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro sobre a alegada falta de apoio no serviço de refeições que estaria a criar situações de fome em áreas de internamento onde os doentes estão dependentes de apoio e lamenta que a Comissão não utilize o assento no Conselho Consultivo do Centro Hospitalar para colocar as questões de funcionamento optando pela praça pública numa opção que gera “desconfiança e insegurança na população”.

É a reação a essa tomada de posição da CUSA que falou da falta de assistentes operacionais, com rácios abaixo do necessário no serviço de apoio aos utentes. A administração fala em surpresa e diz que nunca a situação foi relatada.

“A surpresa advém do facto de nunca nenhuma situação desta natureza nos ter sido relatada, nem oficial, nem oficiosamente. Isto é, em 2016, não existe nenhuma reclamação registada e, contactados os responsáveis pelos serviços citados no dito comunicado (serviço de Ortopedia, Cirurgia e Medicina), a resposta foi unânime: não há registos, nem relatos de situações similares à descrita, apresentadas pelos doentes ou pelos seus familiares”.

Admitindo que o número de assistentes não corresponde ao “ideal”, a administração diz que o “profissionalismo e empenho” ajuda a cumprir as tarefas e no caso específico da alimentação de doentes dependentes lembra que há apoio do corpo de voluntários do CHBV (cerca de 125 pessoas).

“Da mesma forma, o Regulamento de Visitas possibilita o acompanhamento de um familiar ou pessoa significativa para o utente a partir das 12h00 até às 20h00, justamente para que possa ajudar na alimentação se esse for o desejo da família”.