“Celebrar Abril é ouvir os nossos munícipes, instituições, empresários e autarcas e tê-los em consideração nas tomadas de decisão” - Salvador Malheiro.

2015-04-28 10:06

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Ovar assinalou o 41º aniversário do 25 de Abril, através de uma Sessão Solene da Assembleia Municipal, na qual intervieram os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Ovar, bem como deputados dos grupos parlamentares com assento na Assembleia Municipal. Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal, começou por recordar a importância do 25 de Abril, conferindo “glória, esperança e perenidade à liberdade conquistada há 41 anos”, e lembrando que essa data que “marca o renascer da esperança de um povo, é também o momento certo para refundarmos essa mesma esperança e acreditarmos que é possível construir um futuro melhor”.

“Em Ovar, celebrar Abril é ouvir os nossos Munícipes, Instituições, Coletividades, Empresários, Autarcas e tê-los em consideração nas tomadas de decisão. Elevar Abril em Ovar é lutar por um Município mais empregador e empreendedor. Dignificar Abril é lutar por um Município mais inclusivo e socialmente mais justo. É lutar por um Município mais coeso territorialmente e tratar cada uma das nossas oito freguesias com a igualdade que merecem, respeitando sempre a sua autenticidade e identidade”.

Braga da Cruz, Presidente da Assembleia Municipal, encerrou a sessão solene refletindo “sobre a dimensão autárquica da democracia”, lembrando que “a Constituição de 1976 lançou as sementes do poder autárquico que hoje conhecemos. Uma profunda alteração consistiu na escolha dos autarcas através de eleições. Com esta modificação, e por se tratar de uma situação de proximidade, os eleitos estão sujeitos a uma exigente avaliação por parte dos eleitores”, e aproveitou para referir que “a existência de um nível autárquico para o exercício do poder dá expressão à subsidiariedade, pela qual as decisões que afetam diretamente uma dada comunidade devem ser tomadas, diretamente, por essa mesma comunidade.”