Celebração do Dia da Unidade no RI10 de São Jacinto arranca este sábado.

2015-03-21 08:57

Categoria: 

Concelho: 

Março é mês de celebração dos 97 anos da Área Militar de São Jacinto. Sediado na península de S. Jacinto há 97 anos, e conhecido como a Base Aérea de S. Jacinto, o Regimento de Infantaria n.º 10 (RI10), assinala o seu aniversário com ações que arrancam este sábado, no Centro Comercial Glicínias, com a Torre de Multiatividades e o Balão das Tropas Paraquedistas. O Rossio recebe a atuação da equipa cinotécnica das Tropas Paraquedistas. A 22 de março o Fórum de Aveiro recebe Patrulhas de Divulgação e atuação cinotécnica. Na terça-feira seguinte, dia 24 de março, terá lugar o Cross das Areias que consiste num percurso de 16 KM pelas areias da Torreira a São Jacinto.

No dia 26 de março será possível experimentar a Torre Multiatividades na Feira de Março e assistir a uma atuação cinotécnica das Tropas Paraquedistas às 15h00. Ainda no dia 26 de março, o Centro de Congressos de Aveiro (CCA) vai acolher o Balão das Tropas Paraquedistas às 16h00 e pelas 18h00 horas será apresentado o Livro “Nós Enfermeiras Paraquedistas” com a participação do Professor Adriano Moreira. A sessão decorrerá no pequeno Auditório do Centro de Congressos. À noite vai ter lugar o Concerto da Banda Militar do Porto no CCA.

No dia 27 de março terá lugar a Cerimónia Militar na envolvente ao Centro de Congressos de Aveiro, iniciando pelas 10h30 com o Balão das Tropas Paraquedistas, seguindo-se Cerimónia Militar pelas 11h00. O dia continua com saltos de paraquedas pelas 12h00 e exposições da 1.ª Grande Guerra e de material das Tropas Paraquedistas.

No último dia as ações desenvolvem-se em São Jacinto nas instalações do RI 10. O Regimento estará de portas abertas durante o dia todo. De manhã haverá Treino Físico Militar, Balão das Tropas Paraquedistas e exposição de material das tropas paraquedistas. Às 11h00 horas haverá missa, seguida de Homenagem aos mortos.

O almoço, no valor de 1 euro, acontecerá às 12h30. Da parte da tarde, decorrerá o Balão das Tropas Paraquedistas, Jogos Tradicionais e paintball. O encerramento será feito com saltos de paraquedas.