CCDRC apresenta portal Infraestrutura de Dados Espaciais da Região Centro de Portugal.

2019-12-08 15:40

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) apresenta, esta segunda-feira, o portal Infraestrutura de Dados Espaciais da Região Centro de Portugal.

O portal IDECENTRO (http://idecentro.ccdrc.pt/) é uma plataforma eletrónica que tem como objetivo promover e facilitar a partilha de informação espacial da Região Centro.

Visa responder às necessidades da administração pública, empresas, ensino, investigação e cidadãos em geral.

A Infraestrutura de Dados Espaciais da Região Centro de Portugal é um sistema que reúne um conjunto de tecnologias, políticas, acordos institucionais e ferramentas que, proporcionando níveis de interoperabilidade elevados, facilitam a exploração, a partilha e o acesso a informação de natureza espacial entre diversas entidades produtoras e utilizadoras de dados.

Para além de agregar diversas plataformas de informação geográfica da Região Centro, o portal apresenta um catálogo de informação espacial sobre temas muito diversos como ambiente, ordenamento, território, economia, bem como um conjunto de indicadores territoriais.

A informação espacial e alfanumérica reunida neste sistema pode ser consultada num visualizador de informação geográfica desenvolvido para o efeito.

A apresentação será feita na sessão pública de divulgação das novas normas e especificações técnicas para a cartografia topográfica vetorial e de imagem e sobre o novo regime jurídico da cartografia, promovida pela Direção-Geral do Território (DGT) e pela CCDRC, em articulação com a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Sessão a partir das 9h30 no auditório da CCDRC