Catequese suspensa e Missas para idosos na TV. Paróquias suspendem missas.

2020-03-13 11:58

Categoria: 

Concelho: 

Catequese suspensa até 13 de Abril, adiamento das confissões da Quaresma, supressão das Vias-Sacra e o conselho aos idosos para que optem por seguir as celebrações pela televisão.

É desta forma que a Paróquia da Gafanha da Nazaré se preparou para o tempo de exceção que procura travar o avanço do Covid 19.

Outra das notas vai para as visitas limitadas ao centro social e paroquial onde funciona o lar de terceira idade.

Na paróquia de São Salvador, as visitas ao lar de São José foram limitadas a uma pessoa por utente.

Entretanto, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) determinou hoje a suspensão da celebração comunitária das Missas, até “ser superada atual situação de emergência”.

A decisão, assumida em comunicado, enviado à Agência ECCLESIA, surge “em consonância com as indicações do Governo e das autoridades de saúde”.

“A Conferência Episcopal Portuguesa determina que os sacerdotes suspendam a celebração comunitária da Santa Missa até ser superada a atual situação de emergência”, pode ler-se.

Os bispos católicos referem ainda a necessidade de seguir “as indicações diocesanas referentes a outros sacramentos e atos de culto, bem como à suspensão de catequeses e reuniões”.

As paróquias suspendem as Missas regulares e ficam com a gestão direta de processos que evolvam casamentos e batizados para poder decidir as datas e o tipo de celebração.