CASCI ativou Rede Local de Intervenção Social.

2017-03-01 14:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo inicia esta quarta o funcionamento da Rede Local de Intervenção Social.

Este programa integra o serviço de atendimento e acompanhamento social (SAAS), e presta apoio a indivíduos e famílias, do concelho de Ílhavo, em situação de carência e exclusão social, bem como em situações de emergência social.

A sua lógica de intervenção aposta numa rede integrada de entidades, com responsabilidade no desenvolvimento da ação social, o que permite potenciar uma atuação planeada dos diversos organismos e entidades envolvidas.

“Com esta estrutura pretende-se instituir uma nova metodologia de intervenção que assenta na criação de sinergias entre os recursos e as competências existentes na comunidade e integrando perspetivas inovadoras relativamente à descentralização da intervenção social, de modo a que se possa informar, aconselhar e encaminhar as pessoas de maior vulnerabilidade”.

Disponibiliza informações sobre programas, respostas, serviços ou prestações sociais adequados a cada situação de modo a promover a autonomia e a fortalecer as redes de suporte familiar e social.

A RLIS é um serviço de proximidade com a comunidade e, por isso, o atendimento aos cidadãos é efetuado em vários locais do município de Ílhavo: CASCI, Câmara Municipal, Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo, Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação e CASCI na Costa Nova.

Foto: arquivo Casci