CASCI abre Quinta Pedagógica inclusiva à comunidade.

2016-09-08 12:22

Categoria: 

Concelho: 

O Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo (CASCI) coloca à disposição da população um novo serviço, a Quinta Pedagógica Inclusiva (QPI), situada na Senhora dos Campos.

A Quinta Pedagógica Inclusiva do CASCI reflete a simbiose entre a Natureza e múltiplas atividades lúdico-pedagógicas. Na descoberta da Quinta poderão encontrar animais e plantações, assim como participar ativamente em workshops e ateliês pré-programados.

A Quinta dispõe de espaços exteriores e interiores remodelados, onde com todo o conforto poderão ser realizados os eventos da sua vida. A sala de refeições possui capacidade para aproximadamente 110 pessoas e o exterior tem espaços preparados para a receção dos visitantes e realização de beberetes.

"O projeto da Quinta Pedagógica Inclusiva nasceu do desejo, há muito tido pelo CASCI, de remodelar e reorganizar as infra estruturas existentes na quinta, criando condições para a realização de atividades abertas ao exterior, promovendo deste modo a integração dos jovens adultos com deficiência e a divulgação dos serviços e produtos que diariamente produzem", revela a presidente da instituição Felisbela Bernardo. 

​A Quinta Pedagógica Inclusiva está integrada no Centro de Reabilitação Profissional do CASCI, Centro onde se encontram em funcionamento duas das respostas sociais da Organização direcionadas para a população jovem e adulta com deficiência e incapacidade.

No local há Formação Profissional e Centro de Emprego Protegido, respostas onde se formam ou trabalham, nas várias unidades produtivas, pessoas com deficiência. A QPI pretende abrir este Centro à comunidade através da disponibilização de atividades diversas (olaria, doçaria, jardinagem, pintura, cartonagem, craquelê, jogos tradicionais, etc.) e novos serviços disponíveis (festas de aniversário, aluguer de hortas agrícolas e aluguer de espaços como cozinha e sala de refeições), promovendo a integração e aproximação social dos vários públicos, contribuindo deste modo para uma sociedade mais inclusiva. 

A QPI é consequência de um projeto financiado pelo Prémio EDP Solidária - Inclusão Social 2015, levado a cabo anualmente pela Fundação EDP.