Casa do Pescador vai servir comunidade piscatória da Torreira.

2015-02-13 10:16

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Murtosa assinou o contrato da empreitada de construção da Casa do Pescador. Trata-se de uma empreitada adjudicada à empresa António Lopes Pina por 183 mil euros e com um prazo de execução de 305 dias. Com esta obra, a Câmara Municipal pretende qualificar um edifício anteriormente afecto ao ensino pré-escolar, sito na Rua Maria Augusta da Cruz Barbosa, na Torreira, que foi desativado aquando da construção da EBI da Torreira e que, nos últimos anos, tem vindo a ser um espaço dedicado à formação profissional da comunidade piscatória.

A “Casa do Pescador” será constituída por um auditório, com cerca de 50 lugares, para ações de formação teórica, uma sala polivalente para formação teórico-prática, 2 gabinetes de atendimento especializado, áreas de arquivo, instalações sanitárias e “front-office” de atendimento, que poderá vir a integrar outros serviços, relevantes para a comunidade local e que não estão exclusivamente associadas à atividade profissional da pesca.

“O reconhecimento de que existe um conjunto de serviços que se revelam fundamentais para a comunidade local justificam a adaptação e ampliação do edificado, referido, no sentido de nele serem concentradas as ofertas formativas, bem como serem criadas as condições para que as associações representativas do setor das pescas possam estar mais próximas dos seus associados, reforçando-se, desta forma, a capacidade de reivindicação de uma comunidade que precisa, em algumas matérias, de ser ouvida”.