Cartunista António expõe "figuras, figurinhas e figurões" em Aveiro.

2017-01-16 10:28

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Galeria da Antiga Capitania de Aveiro acolhe a exposição de Cartoons da autoria de António.

“Figuras, Figurinhas e Figurões” é uma exposição que estará patente ao público de 21 de janeiro a 26 de fevereiro. Trata-se de uma organização do jornal “Gazeta das Caldas”, a celebrar 90 anos, em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro.

“Figuras, Figurinhas e Figurões” será inaugurada 21 de janeiro, sábado, às 11h, contando-se com a presença do autor dos cartoons.

A mostra reúne um conjunto de 62 cartoons da autoria de António, selecionados a partir de cerca de 20 mil publicados, nos últimos quarenta anos, pelo jornal Expresso.

A par dos cartoons será exibida a recente coleção de “Figurões”, composta por Eusébio, Mário Soares, Barak Obama, Papa Francisco, entre outros. Estas imagens foram concebidas pelo Cartonista e produzidas pela Fábrica de Faianças Artísticas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha.

Do mesmo autor vão estar patentes em exposição uma coleção de vinte chávenas produzidas pela Fábrica da Vista Alegre, inspiradas nas caricaturas de diversas figuras portuguesas, criadas para a estação de Metro de Lisboa.

António Antunes, mais conhecido por “António” é considerado o mais prestigiado e premiado cartoonista português. Realizou já várias exposições exposições individuais em Portugal e além-fronteiras. É diretor do World Press Cartoon desde a sua fundação, em 2005.