Carnaval continua a animar Estarreja.

2019-02-27 17:15

Categoria: 

Concelho: 

O futuro do carnaval estarrejense desfilou no último domingo na "Avenida do Carnaval". Mais de 1650 crianças de 15 grupos organizados por associações, IPSS e escolas deram vida, alegria e cor ao centro da cidade.

Criatividade não faltou neste primeiro grande desfile da edição de 2019 que contou com mais de 8 mil espectadores. Aviadores, pandas, padeiros e leiteiras, animais da quinta, lagartinhas coloridas, espantalhos, super heróis, fadistas e guitarristas tomaram conta da avenida para brincar ao entrudo.

Os avós Margarida Almeida e João Moreira não conseguiam esconder o orgulho que sentiram ao ver a neta, que frequenta o 4.º ano da Escola do Mato, em Avanca, a desfilar. “Foi uma maravilha para as crianças, porque elas divertiram-se imenso e não esquecerão estes momentos cheios de alegria”, comentou a avó com um sorriso contagiante. O avô ainda deslumbrado com o que tinha visto salientou que “ todos os grupos que participaram surpreenderam pela originalidade tornando este carnaval o melhor de sempre”. Referiu ainda que “o município está a tornar este dia cada vez melhor, pois notei imensas melhorias na organização”.

Ainda a recuperar o fôlego, Maria Carvalho, a aluna da escola do 3.º ano da Escola Básica da Congosta, em Avanca, contou que “ valeu a pena ensaiar muito, porque o resultado foi muito bom. Dançamos muito e gostava de repetir”. Para a sua mãe, Susana Pereira, que também participou no desfile em representação da Associação de Pais das Escolas de Avanca, o mais importante foi a “convivência entre pais e filhos”. “Este processo é muito importante, porque trabalhamos em conjunto nos ensaios, na criação das roupas e o ambiente no desfile revelou-se muito bom  com muita folia à mistura”, salientou.

A fechar o corso, desfilaram os Reis de Palmo e Meio. Lara Maia e Miguel Matos, com 9 e 8 anos, respetivamente, e naturais de Veiros, foram os vencedores do concurso lançado na página do Município no Facebook. Neste concurso os participantes tinham que enviar um vídeo original, no qual destacassem os motivos pelos quais deveriam ser escolhidos para a família real. Para a pequena Rainha este desafio não foi nada difícil. “Diverti-me imenso, adorei desfilar no trono real e que todas as pessoas acenassem para mim”. Já o Rei confessou que sentiu o peso da responsabilidade de representar. “Senti-me muito nervoso, porque tinha imensas pessoas a observar-me e senti que não podia falhar por estar a representar a minha cidade”, admitiu.

De salientar que o Carnaval Infantil contou com a animação dos “Irmãos Esferovite”, o grupo “Persil Noir” e do “Projeto EZ”. Após o desfile, houve ainda atividades para toda a família como os “Os Jogos do Hélder” e o “Camarim da Folia”.

A folia regressa já esta quarta-feira, dia 27. As ruas de Estarreja estarão ao rubro com as Marchas Luminosas, uma das manifestações populares mais enraizadas dos festejos. E começam com a tradicional chegada dos Reis, Néu Felgar e Paula Silva, à Estação da CP. Neste desfile “mais trapalhão” estão todos convidados a brincar ao Carnaval. Este ano, pela primeira vez, todos os espectadores farão parte deste grande desfile participando no trio elétrico com a “Nova Geração”.

Na noite de sexta-feira, dia 1 de março, o ambiente aquecerá com o Desfile Noturno das Escolas de Samba. Os grandes corsos carnavalescos saem à rua nos dias 3 e 5 de março.

O Sítio do Carnaval será ainda palco de grandes concertos. No sábado de Carnaval, dia 2 de março, o filho da terra Nuno Bastos dá o primeiro espetáculo da noite. De seguida, a Orquestra Bamba Social & Tiago Nacarato visitam os clássicos da música brasileira e, claro, não faltará no alinhamento o tema “Sorria”, que toda a plateia acompanhará em uníssono.

No dia 4 de março, segunda-feira, o Trio Elétrico “Axé Brasil” vai agitar a noite animando as ruas e aquecendo o ambiente para o concerto dos irmãos Calema.