Carlos Borrego quer manter Departamento de Ambiente na "rota da excelência".

2015-02-26 12:22

Categoria: 

Concelho: 

A iniciar o segundo mandato como diretor do Departamento de Ambiente e Ordenamento, da Universidade de Aveiro, Carlos Borrego entende esta nova fase como uma continuação do mandato anterior e assume como prioridade a “criação de conhecimento através da investigação científica da mais alta qualidade”.

“O único objetivo possível nesta frente é o da excelência”, sublinha o professor do DAO que já foi Vice-reitor e ministro do Ambiente e Recursos Naturais entre 1991 e 1993. O DAO reformulou parte da oferta formativa e discute a criação de uma licenciatura na área do ambiente, em colaboração com outras unidades orgânicas da UA.

A redução de candidatos aos cursos de Engenharia, incluindo a Engenharia do Ambiente, é facto que preocupa o responsável pelo departamento. “A formação dada no novo Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente resulta de uma nova visão da Engenharia do Ambiente, menos focada nas soluções curativas e mais centrada na prevenção dos problemas ambientais e gestão de infraestruturas, o que implica uma maior interdisciplinaridade. Isto mostra que a engenharia do ambiente continua a ter futuro, enquanto área de engenharia que interage com as outras, dando solução aos desafios específicos de cada, com a eco-inovação como solução”.