Caravanistas de Viseu pedem à Câmara de Ílhavo para que reconsidere a decisão de proibir o parqueamento de autocaravanas na frente marítima da Costa Nova.

2015-02-03 11:58

Categoria: 

Caravanistas de Viseu apelam à Câmara de Ílhavo para que reconsidere a decisão de proibir o parqueamento de autocaravanas na frente marítima da Costa Nova, próximo da Igreja. Este grupo do Interior salienta que tem recebido informação de caravanistas e de comerciantes sobre a quebra da procura deixando claro que os viajantes consomem e são importantes para o comércio local.

“Pelas averiguações que temos vindo a fazer junto de alguns comerciantes, todos se mostram desagradados com a medida que foi tomada porque, dizem que, assim, perdem muita clientela. Já começam a notar, que atualmente, as autocaravanas quase não param na Costa Nova, quando antes mesmo durante a época baixa havia sempre um número razoável que parava por lá”.

O aproveitamento de áreas nas imediações do campo de futebol e da Igreja continua a ser do agrado dos turistas que rejeitam o afastamento para a frente Ria.

Defendem que o parque onde agora é proibido estacionar chegou a receber, em pleno Verão, 30 autocaravanas e admitem que o número de autocaravanas diárias em toda a Costa Nova deveria rondar as 60/70 unidades.

“A CMI pode aumentar para ambos os lados a capacidade de parqueamento agora proibido, adaptando o local para área de serviço ou criar um parque a norte do campo de futebol até à igreja, pois são os locais privilegiados por estarem próximos de tudo”.

A autarquia não quis comentar este apelo e as sugestões apresentadas mas salienta que há áreas disponíveis para estacionar. Quanto ao arranjo de novas áreas, admite que o caso é mais complexo pelas restrições impostas em áreas próximas da linha de costa.

Os caravanistas insistem no potencial deste setor e advertem para os danos causados à imagem da praia no exterior. “Fotos publicadas por estrangeiros, opiniões expressas nos sites nacionais e internacionais, por portugueses e estrangeiros, não servirão para beneficiar a região de Aveiro/Ílhavo e a Costa Nova? O património da região e o comércio local/mercado da Costa Nova beneficia ou não?”

No apelo feito, os caravanistas admitem mesmo que a existência de espaço de parqueamento pode ajudar a criar receitas. “Pela excelente beleza natural em que estão inseridas, a Costa Nova do Prado e a Barra, a CMI uma ou duas vezes por ano, ao fim de semana e em época baixa, podia organizar um encontro de autocaravanistas, onde podia ir buscar alguma receita, beneficiar o comércio local e divulgar o seu património. Atualmente todos estão a perder, no entanto, com um pouco de boa vontade, a situação pode ser invertida saindo todos a ganhar”.