Campanha “Verão com Prevenção” está na Praia da Barra.

2019-07-25 17:47

Categoria: 

Concelho: 

No âmbito da campanha “Verão com Prevenção”, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) vai estar, no dia 3 de agosto, na praia da Barra (Ílhavo) para sensibilizar para os cuidados a ter com a exposição excessiva e prolongada ao sol.

Este ano a campanha “Verão com Prevenção” é destinada a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade, e tem o objetivo de esclarecer sobre os efeitos associados à exposição solar excessiva e sem proteção, bem como promover a adoção de comportamentos mais saudáveis e benéficos.

O conjunto de ações realiza-se, como habitualmente, em praias fluviais e oceânicas da região centro.

Pela primeira vez, o projeto integra também atividades em jardins de infância, escolas e atividades de tempo livre, alertando crianças e, através destas, professores e educadores para os perigos da exposição solar. De salientar que a incidência do cancro de pele está a aumentar, e esse aspeto tem uma causa comportamental.

A campanha “Verão com Prevenção” na Praia da Barra disponibiliza um programa com consultas de deteção precoce de lesões cutâneas disponíveis entre as 9h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00. Sensibilizará e informará também de forma divertida, através do jogo da glória “Heróis do Sol Saudável”. Será, neste âmbito, feita a distribuição de cadernos Heróis do Sol Saudável, folhetos, chapéus e t-shirts.

A iniciativa "Verão com Prevenção" é organizada pelo Grupo de Voluntariado Comunitário de Ílhavo e conta com a colaboração do Município de Ílhavo, da Capitania do Porto de Aveiro, da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré.