Campanha contra prospeção e exploração de gás e petróleo em Portugal passa por Aveiro.

2018-06-27 08:14

Categoria: 

Concelho: 

A campanha “Linha Vermelha” está em Aveiro para alertar cidadãos para o perigo dos furos de petróleo e gás no país.

Sessão de esclarecimento para informar sobre o impacto negativo da prospeção e exploração de gás e petróleo em Portugal, especialmente na região centro do país.

É já esta semana que a Campanha Linha Vermelha visita pela primeira vez a cidade de Aveiro com três eventos co-organizados com associações e grupos locais. Este projecto original de tricô e crochet quer alertar cidadãos para as alterações climáticas, e especialmente para a prospecção e exploração de petróleo e gás que irá acontecer no nosso país já este ano e em 2019.

A “Linha Vermelha” é uma campanha nacional que visa alertar para a exploração petrolífera e de gás (convencional e fracking) em Portugal.

Existem cinco contratos assinados para exploração de hidrocarbonetos, sendo que primeiro furo terá lugar ao largo de Aljezur já a partir de Setembro deste ano, e o segundo no concelho de Alcobaça, para exploração de gás, em 2019.

“Estes contratos foram dados pelo Estado Português ao longo dos últimos 10 anos, sem consultar os municípios, as populações locais, sem qualquer estudo de impacte ambiental e sem contrapartidas financeiras relevantes ou directas para as populações” acusam os ativistas que temem “derrames e contaminação dos oceanos e lençóis de água”.

A campanha “Linha Vermelha” está a decorrer desde início de 2017 e já tem cerca de 25 grupos de tricô espalhados por todo o país, entre estes em escolas e centros de dia, em cidades como o Porto, Bragança, Leiria, Lisboa, Faro, e claro em Aveiro.

A campanha está a tentar bater o Guinness do mundo da maior linha vermelha do planeta e esperam que com a utilização desta metodologia mais leve e divertida informar e mobilizar mais pessoas não só contra a exploração dos hidrocarbonetos em Portugal, mas também alertar para o fenómeno das alterações climáticas.

A primeira sessão em Aveiro está marcada para as 20h30 no Zeca Aveiro.

Haverá sessões a 29 de Junho, na livraria Gigões e Anantes, às 18h30, e no dia 30 de Junho, no Jardim do Rossio, com as Tricotadeiras de Aveiro.