Câmaras de Águeda e Oliveira do Bairro na lista de 18 autarquias investigadas em alegado processo de corrupção com empresa de transportes.

2019-06-12 10:16

Categoria: 

Concelho: 

As Câmaras de Águeda e Oliveira do Bairro estão na lista de 18 autarquias alvo de buscas da operação “Rota final”, da PJ; que investiga corrupção em Autarquias e Empresa de Transportes.

Em análise crimes de corrupção, tráfico de influências, prevaricação, participação económica em negócio e abuso de poderes em negócios no âmbito de contratação pública.

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte com o apoio de vários Departamentos de Investigação Criminal e da Diretoria do Centro, no âmbito de inquérito titulado pelo Ministério Público (DIAP de Coimbra), realizou no dia de hoje uma operação policial de buscas domiciliárias e não domiciliárias, em autarquias, entidades públicas e empresas, relacionadas com a existência de um esquema fraudulento da viciação de procedimentos de contratação pública, com vista a favorecer pessoas singulares e coletivas.

Revela que mediante “atuação concertada” de quadros dirigentes de empresa de transporte público, de “grande implementação” em território nacional com intervenção de ex-autarcas, a título de consultores, “beneficiando dos conhecimentos destes”, terão sido influenciadas decisões a nível autárquico com favorecimento na celebração de contratos públicos de prestação de serviços de transporte.

A PJ diz que em causa está a atribuição de “compensação financeira indevida e prejuízo para o erário público”. Também no recrutamento de funcionários se terão verificado situações de favorecimento.

Na operação policial realizaram-se 50 buscas, domiciliárias e não domiciliárias que envolveram 200 elementos da Polícia Judiciária (inspetores, peritos informáticos, peritos financeiros e contabilísticos).

Foram 18 as Câmaras Municipais objeto de buscas. Águeda, Almeida, Armamar, Belmonte, Barcelos, Braga, Cinfães, Fundão, Guarda, Lamego, Moimenta da Beira, Oleiros, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Sertã, Soure, Pinhel e Tarouca receberam a visita dos agentes.