Câmara de Albergaria aumenta de 10 para 15 o número de bolsas de estudo no superior.

2015-09-29 11:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Está oficialmente aberto o período de candidaturas às bolsas de estudo do Ensino Superior em Albergaria. A Câmara Municipal vai atribuir 15 bolsas para apoiar estudantes economicamente carenciados residentes no Município. O valor mensal da bolsa de estudo corresponde a 30 por cento do salário mínimo nacional e é atribuído durante um período de dez meses. Em relação ao ano anterior, a Câmara Municipal aumentou o número de bolsas, de dez para 15.

Os candidatos não podem ser detentores de habilitações académicas de nível superior, nem possuírem, por si só ou através do agregado familiar, um rendimento mensal per capita superior ao salário mínimo nacional. Nos casos de continuidade da bolsa, os estudantes deverão ter aproveitamento escolar. A atribuição de bolsa de estudo implica que os contemplados deverão prestar, em regime de voluntariado, duas semanas de serviço à comunidade em atividades socioculturais, de reconhecida mais valia e interesse para os munícipes, promovidas pela Autarquia ou por outra entidade do Concelho.

De acordo com a Vereadora da Educação, o objetivo é “possibilitar a alunos mais carenciados a continuidade nos estudos, ajudá-los nas despesas do dia a dia”. Catarina Mendes recorda que a atribuição destes apoios é igualmente uma forma de estimular a frequência de cursos superiores e melhorar o tecido económico do Município, que poderá beneficiar de uma maior oferta de quadros técnicos superiores.