Câmara de Águeda diz que é necessário "Plano de Formação Flexível para Meio Rural"

2014-11-17 09:15

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Águeda apresentou o projeto “Agricultura, Semente de Sustentabilidade” no II Fórum do Interior “Pensar e Agir para a Sustentabilidade e Viabilidade dos Territórios de Baixa Densidade”, que decorreu na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.

O Fórum do Interior juntou técnicos, dirigentes associativos, académicos e políticos, entre Presidentes de Câmara e o Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Manuel Poiares Maduro, para encontrar soluções para os problemas que afetam as comunidades rurais.

O Município de Águeda integrou as boas práticas do painel “ A importância dos Baldios para a agricultura familiar e sustentabilidade dos territórios rurais”, que teve como relator Pedro Soares da Universidade de Lisboa.

Gil Nadais referiu que enfrentou muitas burocracias. “Quando lançamos o projeto em 2011, desconhecíamos as burocracias e os constrangimentos que íamos enfrentar para a agricultura gerar rendimentos para os pequenos produtores”.

O Município de Águeda defendeu neste Fórum que tem dificuldade em trabalhar com pessoas verdadeiramente motivadas para a prática da agricultura e alertou para a necessidade de existir um plano de formação flexível para o meio rural, devendo ser encarada como instrumento de desenvolvimento territorial, bem como a necessidade de um modelo de acompanhamento a empreendedores, por exemplo ao nível de elaboração de candidaturas ao PRODER, elaboração de Plano de Negócios e Marketing e aconselhamento contabilístico.

Gil Nadais, terminou afirmando que “a agricultura, a floresta, o turismo, são área de oportunidade no concelho de Águeda, identificadas no âmbito da Estratégia de Especialização Inteligente (S3) dadas as características de ruralidade do território” e que o próximo Quadro de Apoio trará novidades para este setor, o que exige mobilização das autarquias para apoiar as populações que pretendam criar emprego nestas comunidades.