Bombeiros europeus reunidos em Painel de Peritos em Proteção Civil em Aveiro.

2016-05-04 15:06

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Uma comitiva, constituída por 16 bombeiros europeus (seis de uma corporação francesa, três de uma alemã, quatro de uma polaca e três de uma checa), participa no encontro do Painel de Peritos Europeus em Proteção Civil que decorre em Aveiro. Ontem o painel passou pelo Complexo Químico de Estarreja e hoje debate temas da acção dos bombeiros na 1.ª sessão do III Ciclo de Conferências de Segurança e Proteção Civil.

José Bismark, comandante distrital de operações de socorro, diz que é importante manter a troca de experiências. (com áudio)

José Ferreira, Presidente da Escola Nacional de Bombeiros, alertou para a dificuldade de trabalhar num sistema em que proliferam demasiados planos. "Até há pouco mais de 10 anos não se falava de planeamento em Portugal", disse. "Hoje temos planeamento a mais. A Lei de Bases da Proteção Civil é muito generosa em termos de planeamento. São tantos os planos que até fico confuso", vincou.

O ISCIA acolhe este encontro e o diretor da instituição que lecciona matérias na área da Proteção Civil admite que se trata de um encontro "importante".

A segunda sessão será realizada em Penafiel na sexta-feira.