Bombeiros e serviços de protecção civil com noite de trabalho pela queda de árvores.

2018-10-14 17:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural está já a proceder ao levantamento de prejuízos decorrentes da passagem da tempestade Leslie por território nacional.

A informação recolhida permitiu já identificar as áreas mais afetadas, que se situam na região do litoral centro, onde os técnicos da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro estão já no terreno a recolher informação e a avaliar a situação.

O Governo pretende, com esta operação, que será concluída no mais curto espaço de tempo possível, desencadear os mecanismos de apoio aos agricultores, caso se justifique.

Os serviços do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas estão já a proceder aos trabalhos de remoção de árvores derrubadas em áreas sob jurisdição pública, tendo em vista a desobstrução de vias e a retirada de destroços de árvores das infraestruturas atingidas.

As autarquias locais fizeram o mesmo durante a noite com os Bombeiros no terreno a desobstruir vias. A estrada entre Ílhavo e Vagos, a via Gafanha – Ílhavo, na zona de remelha, e a queda de uma árvore nas Barrocas, em Aveiro, foram alguns dos episódios da noite que não provocou danos pessoais mas apenas materiais.

A Barra do Porto de Aveiro esteve conficionada a embarcações de comprimento de fora a fora inferior a 35 metros mas passa a estar aberta às 18h a toda a navegação. Nos molhes da Barra voltou a ser possível a circulação.

A noite ficou marcada pelo mau tempo e alguns espetáculos desportivos e culturais não chegaram ao fim. O concerto de aniversário da Filarmónica Gafanhense, na Fábrica das Ideias foi interrompido na fase final.

Na praia da Barra, os comerciantes da principal avenida queixavam-se, esta manhã, de ainda não terem energia para retomar o funcionamento.

Há também queixas de quem defende que o processo de limpeza deveria ter sido mais ágil logo nas horas que se seguiram à passagem da tempestade com a removação de lixo e objetos derrubados.

O Pavilhão Municipal da Mealhada que recebia a final do Campeonato Europeu de Hóquei em Patins Feminino viu a partida interrompida a três minutos do fim quando a Espanha vencia Portugal, por 3-2, e jogos previstos para este domingo foram cancelados porque parte da cobertura foi afetada.