Bombeiros do Distrito contestam Secretário de Estado da Administração Interna.

2017-06-09 10:17

Categoria: 

Concelho: 

A Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro, constituída pelos Presidentes da Direção e Comandantes das 25 Associações do Distrito reuniu para analisar as declarações do Secretário de Estado da Administração Interna no Parlamento, sobre os Bombeiros Portugueses. Fala em declarações “lamentáveis” que repudia e que vai contestar hoje, publicamente.

Em causa estão declarações em que o membro do Governo afirmou que a comparticipação aos Bombeiros "vai manter-se nos 45 euros por dia", numa despesa para o Estado de 22 milhões de euros por ano.

Estas afirmações de Jorge Gomes geraram revolta em algumas Corporações de Bombeiros, que exigem "um pedido de desculpas", uma vez que o Secretário de Estado omitiu que os Bombeiros "não podem ser escalados 24 horas consecutivas durante 30 dias seguidos". Outro dos motivos de descontentamento relaciona-se com a Lei de Financiamento às Associações Humanitárias de Bombeiros, aprovada em 2015.

O Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro, Marco Braga, prepara-se para uma tomada de posição. Os Bombeiros agendaram uma conferência de imprensa para hoje, sexta-feira, pelas 19h00, na sede, em Aveiro.