Bombeiros de Ílhavo promovem seminário sobre incêndios urbanos.

2017-03-03 20:35

Categoria: 

Concelho: 

Os Bombeiros Voluntários de Ílhavo promovem, este sábado, um seminário subordinado ao tema dos “Incêndios Urbanos”.

Iniciativa que decorrerá no auditório do museu marítimo de Ílhavo, entre as 9h e as 17h, e que contará com a participação de Técnicos especialistas em diferentes áreas.

O objetivo passa por assegurar uma reflexão sobre fatores de desencadeamento dos incêndios urbanos, numa visão integrada dos sistemas de segurança contra incêndio associados à intervenção e à segurança das equipas em situações de risco.

Será também abordada a análise do comportamento extremo dos incêndios urbanos e as principais técnicas de intervenção associadas à ventilação, assim como os procedimentos de manutenção e conservação dos equipamentos de proteção individual.

Os trabalhos arrancam com a caracterização e principais fatores de desencadeamento dos incêndios urbanos na leitura de Pedro Barreirinha (Adjunto Comando Corpo Bombeiros de Ílhavo).

Seguem-se painéis sobre “Uma visão integrada dos meios de primeira intervenção” com Armando Silva Afonso (Universidade Aveiro); “Resistência ao fogo de elementos da construção” com intervenção de Nuno Lopes (Universidade de Aveiro) e “As consequências da exposição dos Bombeiros aos gases resultantes dos incêndios” com intervenção de Maria do Céu Costa (ISCIA).

Depois de almoço tempo de análise em temas como o “comportamento extremo do fogo em interiores”; “ventilação tática como método de apoio à extinção”; “Apoio à decisão na intervenção”; “Equipamento de proteção individual” e “proteção respiratória”.

O encerramento está marcado para as 16h45 no MMI.